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segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como criar um botão

Como criar um botão


Muitos iniciantes tem problemas a criar um botão, quando vão criar um botão eles normalmente fazem:


//botão
If (mouse_check_pressed()) {
Faz coisas
}

Quando vão testar eles reparam que o mouse pode carregar em qualquer lado do jogo ou seja que o botão não tem limites defenidos, você carrega fora do botão é como você carregase dentro.
Pois isto não é GML do game maker mas sim JavaScript com um pouco de GML.

Ou seja que está maneira está errada!Falta adicionar uma coisa que é isto: position_meeting(mouse_x,mouse_y,this), não confunda com o place_meeting(x,y,object) pois é algo diferente.

Isto vai fazer que o botão tenha limite e que só é possivel acontecer "faz coisas" caso você carregue dentro do botão.
Completo ele fica assim:

If (mouse_check_pressed() && position_meeting(mouse_x,mouse_y,this)) {
Faz coisas
}

Se você não conhece && ele significa And ou seja E, serve para adicionar comandos

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